Inscrições abertas para Oficina de Crítica Cinematográfica do 22º Festival de Cinema de Vitória

Até o próximo dia 13 de agosto, estão abertas as pré-inscrições para a Oficina de Crítica Cinematográfica com o jornalista André Dib, que será realizada nos dias 11, 12 e 16 de setembro, das 9 às 13 horas, durante o 22º Festival de Cinema de Vitória. Os interessados em participar devem ter mais de 16 anos, preencher a ficha de inscrição no site do Festival juntamente com um texto de até 2500 caracteres sobre um filme de sua escolha (curta ou longa, ficção ou documentário).

No final de agosto, serão divulgados os nomes das pessoas pré-selecionadas que deverão efetivar sua inscrição por meio da doação de 12 litros de leite (tipo longa vida integral) até o dia 04 de setembro na sede da Galpão Produções no seguinte endereço:  Rua Professora Maria Cândida da Silva, 115, Bairro República – Vitória/ES. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. Todas as caixas de leite arrecadadas serão doadas para o Hospital Santa Rita.

Quem ministrará a oficina é o jornalista cultural especializado em cinema André Dib. Na oficina, os participantes terão a chance de conhecerem uma introdução ao pensamento crítico e às possibilidades de olhar, refletir sobre a sétima arte. “Em encontros teóricos e práticos, a oficina tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de se relacionar com os filmes”, explica Dib.

Para tanto, a partir de exibições de obras e de leitura de textos, serão realizados exercícios escritos e orais, nos quais os alunos poderão utilizar técnicas e instrumentos apresentados em sala de aula. Os textos produzidos serão avaliados coletivamente e publicados em um blog. A ideia é que os alunos escrevam sobre os filmes do festival e possam eleger seus preferidos.

Sobre o oficineiro

André Dib é pesquisador, crítico de cinema e jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Sua experiência inclui a cobertura de festivais brasileiros e estrangeiros. Tem textos publicados em diversos jornais, revistas e sites. Realiza curadorias para mostras, consultorias para festivais de cinema e é membro da diretoria da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) e do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC).

O 22º Festival de Cinema de Vitória acontecerá de 11 a 16 de setembro de 2015. O evento é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Rede Gazeta e da Prefeitura Municipal de Vitória, além do apoio do Canal Brasil, da CiaRio, da DOT, da Mistika, da Cinecolor, da Cesan e da Ufes.

SERVIÇO:

Oficina de Crítica Cinematográfica com André Dib, que será realizada nos dias 11, 12 e 16 de setembro de 2015, da 9 às 13 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi;

– Pré-inscrições gratuitas pelo site do 22º Festival de Cinema de Vitória (www.festivaldevitoria.com.br) até o próximo dia 13 de agosto. Para efetuar a pré-inscrição é preciso enviar um texto de até 2500 caracteres sobre um filme de sua escolha (curta ou longa, ficção ou documentário).

– No final de agosto, serão divulgados os nomes das pessoas pré-selecionadas para participarem da Oficina. Essas pessoas deverão efetivar sua inscrição com a doação de 12 litros de leite (tipo longa vida integral) na sede da Galpão Produções até o próximo dia 04 de setembro no seguinte endereço:  Rua Professora Maria Cândida da Silva, 115, Bairro República – Vitória/ES. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. Todas as caixas de leite arrecadadas serão doadas para o Hospital Santa Rita.

Galpão Produções

About Galpão Produções