Previstas para serem encerradas nesta sexta-feira (05/06), as inscrições de filmes para o 22º Festival de Vitória foram prorrogadas até o próximo dia 12 de junho. Podem ser inscritos filmes de todo o Brasil nos formatos de curta e longa-metragem nos diversos gêneros (ficção, documentário, animação etc). O Festival acontece entre os próximos dias 11 e 16 de setembro, em Vitória, e, além das mostras competitivas, contará com lançamentos, debates, oficinas e homenagens. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.festivaldevitoria.com.br .

Maior evento de audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Vitória anualmente traz para o público capixaba uma seleção com as mais recentes realizações cinematográficas brasileiras e insere o estado no circuito nacional de festivais de cinema. Para a sua 22ª edição, serão aceitos filmes finalizados em 2014 ou 2015 que tenham sido captados, originalmente, em qualquer tipo de suporte (película, digital etc), porém serão exibidas apenas as produções que possuam cópia nos formatos DCP (sem KDM / DCP aberto), MOV/MP4 H264 ou Bluray.

Novidades

Nesta edição do evento, o nome “Festival de Vitória – Vitória Cine Vídeo” deixa de existir assumindo-se apenas o “Festival de Vitória” confirmando o reconhecimento que o evento já recebe fora do Espírito Santo. Essa mudança virá acompanhada de uma nova marca, que poderá ser conferida no novo site que irá ao ar no início de na segunda quinzena de junho, e da substituição do Troféu Marlin Azul pelo Troféu Vitória, objeto concedido aos filmes e profissionais premiados nas mostras e concursos do Festival.

A nova identidade visual faz referência à transição entre fotogramas de uma película ou frames de um vídeo no qual uma imagem é formada a partir de seu sequenciamento em quadros distintos. O novo troféu é uma homenagem à capital capixaba e inspira-se na deusa greco-romana homônima. Ambas as criações foram feitas pela OCA – Oficina de Criações Criativas sob a condução dos designers Brena Ferrari e Andrius Machado.

Premiações


21º VCV 16_set_2014 Foto Gustavo Louzada (10)_baixaOutra novidade deste ano será a escolha, pela primeira vez no Festival de Vitória, de um dos curtas-metragens da Mostra Competitiva Nacional de Curtas para receber o Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens, reconhecimento dado aos principais festivais de cinema do país. Além de ser exibido na grade de programação do Canal Brasil, a produção premiada recebe o Troféu Canal Brasil e R$ 15 mil. A escolha do filme será feita por um júri composto por jornalistas e críticos de cinema.

Criado em 1998, o Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens tem como objetivo incentivar a produção, a exibição e a divulgação de curtas-metragens. Desde 2006, os vencedores concorrem ainda ao Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens, no valor de R$ 50 mil reais.

Apoiadoras do Festival de Vitória, as empresas CiaRio, DOT, Mistika e Cinecolor também concederão prêmios para alguns dos filmes exibidos nas mostras competitivas do evento. Essas premiações serão em serviços voltados para produção e finalização de obras audiovisuais: mixagem, sonorização, encode em DCP, correção de cor e locação de equipamentos.

Ao todo, na cerimônia de encerramento do Festival, serão distribuídos cerca de 30 troféus, além das possíveis menções honrosas. A escolha dos filmes premiados será feita por júris formados por profissionais com reconhecida inserção e carreira na área audiovisual.

Mostras

Confirmando o modelo de sucesso dos últimos anos, o 22º Festival de Vitória apresentará a Mostras Competitivas Nacionais de Curtas e de Longas Metragens, a Mostra Foco Capixaba, a Mostra Corsária, a Mostra de Animações, a Mostra Quatro Estações, o Festivalzinho de Cinema, entre outras. Todas essas mostras terão caráter competitivo.

Completam a programação o já tradicional o 2º Concurso Nacional de Web Séries, bem como o lançamento de longas-metragens nacionais, as aguardadas homenagens a uma personalidade do Cinema Nacional e uma do Cinema Capixaba e lançamentos de publicações e DVDs. A curadoria fica novamente a cargo do professor e cineasta Erly Vieira Jr., do cineasta e crítico de cinema Rodrigo de Oliveira e a programadora de filmes infanto-juvenis Rosemeri de Assis Barbosa. A direção geral do Festival de Vitória é de Lucia Caus.

O Festival de Vitória é um importante espaço para o intercâmbio de profissionais do audiovisual e para a formação de plateia para o cinema produzido no nosso país, além de contribuir com o desenvolvimento da linguagem e técnica de produção de curtas e de longas-metragens.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 22º Festival de Vitória acontecerá entre os dias 11 e 16 de setembro, em Vitória, e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Rede Gazeta e da Prefeitura Municipal de Vitória. O evento também conta com o apoio do Canal Brasil, da CiaRio, da DOT, da Mistika e da Cinecolor.

Foto: Gustavo Louzada

Galpão Produções

About Galpão Produções