Cinema e música na beira da praia com o 26FCV Itinerante

By 6 de janeiro de 2020Sem categoria

A versão itinerante do Festival começa nesta sexta (10) e desembarca em cinco municípios do Espírito Santo durante o mês de janeiro com a exibição de curtas e longas-metragens, além de apresentações musicais 

“Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral”, de Halder Gomes, será exibido em cinco cidades do ES. Foto: Divulgação

O 26º Festival de Cinema de Vitória vai colocar o pé na estrada!  Depois de reunir um público de 40 mil pessoas na capital capixaba para prestigiar o cinema nacional, o tradicional evento de audiovisual volta a agitar o verão de cinco cidades do Espírito Santo, com a sua versão itinerante, durante todo o mês de janeiro. 

A Rota Verão, que teve início no mês de dezembro com oficinas de Trilha Sonora e Realização em Cinema e Vídeo, parte para a segunda etapa com a exibição de curtas e longas-metragens, além de apresentações musicais, na cidade de Guarapari nos dias 10 e 11 de janeiro, e depois segue para os balneários da Barra do Jucu, Guriri, Piúma e Manguinhos.

Com esse formato, o festival atende cidades da região metropolitana e do interior, e promove a  difusão da produção audiovisual brasileira, realiza atividades de formação cultural e o fomento da produção musical do Estado, ampliando a diversidade da programação de verão desses municípios. 

“O foco do itinerante está na democratização do acesso ao cinema e na descentralização das atividades culturais que o projeto oferece. É importante divulgar as produções brasileiras para além das capitais e grandes cidades. A Rota Verão exibe perto de praias, em locais de férias e diversão, produções nacionais que tem pouca entrada em salas de cinema convencionais. A tela de cinema à beira da praia é um momento especial para muitos moradores e turistas!”, celebra a diretora do Festival, Lucia Caus.

Programação

O curta “Monazi” é resultado das oficinas do 26FCV Itinerante em Guarapari. Foto: Divulgação

Abrindo o evento, na sexta-feira (10), os alunos das oficinas de Trilha Sonora e Realização em Cinema e Vídeo irão apresentar ao público o curta-metragem Monazi, produzido durante as aulas com trilha sonora executada ao vivo. Em seguida, acontece a exibição da comédia nacional Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral, de Halder Gomes. 

O longa-metragem conta a história de um exibidor de cinema cearense que resiste na profissão antes do avanço da televisão e a transformação das salas de projeção em igrejas. A antropóloga, curadora e crítica de cinema, Samantha Brasil, foi a consultora na escolha desta programação. Encerrando a noite de abertura, na Tenda Musical, acontecerá a apresentação do cantor Tunico da Vila, grande revelação do samba contemporâneo. 

No sábado, 11 de janeiro, acontece a exibição do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória, sessão que apresenta filmes produção filmes direcionados para o público infanto-juvenil e toda a família. 

Serão exibidos os curtas Lily´s Hair (Raphael Gustavo da Silva, FIC, GO), O Malabarista (Iuri Moreno, ANI, GO), Na Casa da Bisa (Realização coletiva, FIC, RJ), Metamorfose (Jane Carmen Oliveira, ANI, MG), Arani Tempo Furioso (Roobertchay Domingues Rocha, FIC, ES),Vida Real (Camila Mezzeti e Ramon Faria, ANI, MG), Guri(Adriano Monteiro, FIC, ES), e 8 Patas(Fabrício Rabachim, ANI, SP). Para finalizar a passagem do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante,em Guarapari, as meninas do BatuQdellas vão animar a noite e colocar muito samba na roda. Toda a programação é gratuita.

Oficinas

As atividades da Rota Verão, começaram no mês de dezembro na cidade de Guarapari com as oficinas de Realização em Cinema e Vídeo  e Trilha Sonora. Participaram dos minicursos mais de 30 alunos das redes municipal e estadual de ensino, dos 7º e 8º anos. 

Oficina de Realização em Cinema e Vídeo foi ministrada pelo cineasta e fotógrafo Bernard Lessa. Seu curta-metragem mais recente, A Casa Térrea, foi exibido no Festival de Cinema de Vitória e faz parte de um projeto chamado A Mulher e o Rio, que encontra-se em fase de finalização. Já a oficina de Trilha Sonora foi conduzida pelo músico e compositor Fábio Carvalho, que conta com mais de 25 anos de experiência atuando e promovendo a cena musical espírito-santense. 

As atividades foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de GuarapariSecretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Cultura de Guarapari, com o  Núcleo de Tecnologia Educacional e Formação Continuada de Guarapari e Secretaria de Estado de Educação.

O 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo a Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta com o copatrocínio da EDP e com o apoio da Rede Gazeta, Prefeitura Municipal de Guarapari e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo através do Edital de Chamamento 05/2019. Conta também com o apoio institucional do Shopping Vitória. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

SERVIÇO
EXIBIÇÃO DOS FILMES E TENDA MUSICAL 

Guarapari
10 e 11 de janeiro  (sexta e sábado) /19h/ Praia do Morro

10 de Janeiro– Exibição do filme Monazi produzido nas oficinas de Realização em Cinema e Vídeo e Trilha Sonora com alunos da rede de ensino municipal e estadual com Trilha Sonora tocada ao vivo;– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral e show com Tunico da Vila.

11 de Janeiro 

– Sessão do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória– Show com BatuQdellas.

Barra do Jucu/Vila Velha

14 de janeiro (terça-feira) /19hPraça Pedro Valadares– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral

Guriri/São Mateus

18 de janeiro (sábado) /19h/ Praia de Guriri– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral

Piúma

25 de janeiro (sábado) /19h30/ Praça Dona Carmen– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral

Manguinhos/Serra

31 de janeiro (sexta-feira) /19h/ Praça São Sebastião– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral– Show de encerramento: Samba pras Moças

Galpão Produções

About Galpão Produções