Público lota sessão de abertura do 26FCV Itinerante na Praia do Morro, em Guarapari

By 11 de janeiro de 2020Sem categoria

Foto: Sérgio Cardoso – Acervo Galpão/ IBCA

O público conferiu a estreia do curta “Monazi”, a comédia “Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral” e o show do cantor Tunico da Vila

Uma das praias mais famosas do Espírito Santo, a Praia do Morro, em Guarapari, se transformou em sala de cinema a céu aberto nesta sexta-feira (10) com a exibição de abertura do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante. Moradores e turistas lotaram o espaço e prestigiaram o cinema nacional em uma super tela montada no meio do calçadão.

A estrutura do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, montada no calçadão da Praia do Morro, atraiu olhares curiosos desde o processo de montagem. A tela foi montada durante a quinta-feira (09). Já a estrutura da Tenda Musical começou a ser montada na segunda-feira (06) e terminou nesta sexta-feira (10).

As cadeiras disponibilizadas pelo festival dividiram o espaço com cadeiras de praia, cangas e até com quem resolveu assistir à sessão de pé mesmo. A estimativa é de que pelo menos 3000 pessoas tenham circulado pela sala de cinema.

O público conferiu a estreia do curta-metragem Monazi, realizado por cerca de 40 alunos de Escolas Estaduais e Municipais de Guarapari que participaram das oficinas de Realização em Cinema e Vídeo e Trilha Sonora. Um dos destaques foi a execução ao vivo da trilha sonora pelos próprios alunos com a participação do oficineiro e músico Fábio Carvalho.

Na sequência, o público se divertiu com a comédia Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral, de Halder Gomes. Nesta continuação, o protagonista Francisgleydisson tem a missão de se reinventar, depois que seu Cine Holliúdy fecha as portas definitivamente em Pacatuba, no interior do Ceará.

Quem apresentou a noite foi a jornalista Renata Rasseli. Para saudar o público, ela convidou a produtora executiva do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, Larissa Delbone. “Para a gente é muito importante estar em contato com o nosso público e levar o cinema brasileiro até vocês”, destacou.

Larissa também pontuou a importância da cultura e da educação para a cidadania. “A gente entende que cultura funciona agregada a educação. Nós somos um projeto baseado em três pilares: cultura, educação e cidadania. E a promoção da cidadania começa quando a gente dá acesso a esses meios de comunicação e produção”.  E finalizou: “Esse projeto só é possível graças a empresas que acreditam que a cultura é capaz de motivar e movimentar a economia de uma cidade”.

Na sequência, a Secretaria de Educação de Guarapari, Sônia Meriguete, saudou a plateia. “Temos muita honra, em estar com vocês, aqui, partilhando esse momento cultural e podendo mesclar lazer e cultura, com a história do nosso município” disse a secretaria, que destacou a participação dos alunos da rede municipal na produção do curta Monazi. “É com muita honra que nós fazemos isso. Nós precisamos fazer essa harmonização da educação com a cultura”.

Já a Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Cultura, Letícia Regina, falou sobre a importância da cultura. “Esse ano, de um modo especial, nós abrimos a cultura com o 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante. Fomos muito agraciados, pela escolha de ser Guarapari. Cultura é um pertencimento da nossa cidade. Cultura é uma identidade. É por isso que, com muito orgulho, nós estaremos aqui compartilhando com os moradores e as pessoas que escolhem Guarapari para estar em suas férias conosco em nossa cidade”.

Dominic Schmal, Gestor Executivo do Instituto EDP, destacou a importância das parcerias para o crescimento social.  “O Instituto EDP, há onze anos, acredita que é possível transformar uma sociedade, acredita que é possível juntar forças entre o poder público e o setor privado trazer a inclusão social. Com arte, cultura, cinema. O cinema ao ar livre é o que cada vez mais traz inclusão e transformação na sociedade”.

Tenda Musical

Tunico da Vila levou sua mistura de samba e ritmos africanos para a Tenda Musical. O artista apresentou o show “Quero, Quero”, que propõe um intercâmbio entre os sons africanos e a música brasileira. Além da faixa título, o artista apresentou clássicos da MPB como “Ex-Amor” e “Disritmia”, que a plateia acompanhou em coro, e uma versão de “Ne Me Quitte Pas”, clássico da canção francesa.

Sorteio: conheça os ganhadores

Em todas as exibições do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, o público participa de sorteios de brindes, entre eles uma bicicleta. Confira os ganhadores:. O ganhador da bicicleta Lucas de O.  Santos. E as bolsas do festival foram para a Vitória Soares Bromenchenckel, Vitória de Moura Prado e Lívia Maia. Parabéns aos ganhadores!

O 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo a Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta com o copatrocínio da EDP e com o apoio da Rede Gazeta e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo através do Edital de Chamamento 05/2019. Conta também com o apoio institucional do Shopping Vitória. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Serviço
26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante

Próximos destinos:
14 de janeiro – Barra do Jucu (Vila Velha)
Praça Pedro Valadares
– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral, de Halder Gomes
Classificação indicativa: 12 anos

18 de janeiro – Guriri
Praia de Guriri (praça em frente a Praia)
– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral, de Halder Gomes
Classificação indicativa: 12 anos


25 de janeiro – Piúma*
Praça Dona Carmen
– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral
de Halder Gomes
Classificação indicativa: 12 anos
 
31 de janeiro – Manguinhos (Serra)
Praça São Sebastião
– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral, de Halder Gomes
Classificação indicativa: 12 anos
– Show do grupo Samba pras Moças

Horário: 19 horas
*a exibição em Piúma acontece às 19h30

Entrada gratuita

Galpão Produções

About Galpão Produções