Sessão Festivalzinho com os filmes produzidos pelos alunos acontece nesta segunda-feira (02)

By 29 de novembro de 2019Oficinas, Sem categoria

A exibição do material produzido pelo Projeto Vídeo nas Comunidades: Sessão Festivalzinho será dividida em diversas sessões, para todas todos os alunos da Escola Estadual Jones José Nascimento, em Central Carapina, na Serra. 

*Este projeto é realizado com recursos do Funcultura/ Secult, através do Edital 029/2018 –  Seleção de projetos de formação em cultura e arte nos bairros do projeto estruturante ocupação social no estado do Espírito Santo. A realização é do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jones José Nascimento, em Central Carapina, na Serra terão um dia de aula muito especial nesta segunda-feira, 02 de dezembro. Os vídeos produzidos nas oficinas do projeto Vídeo nas Comunidades, realizado com estudantes do 6º ano estão finalizados e serão exibidos em diversas sessões especiais, realizadas a partir das 14h. 

Os convidados terão uma sessão de dez minutos, com direito a pipoca e a exibição dos cinco curtas metragens que foram produzidos pelos 15 alunos que participaram na oficina. Como resultado desse trabalho, os cinco curtas metragens produzidos, são eles: “A Menina e a Caveira”, “O Mistério do Jones”, “O Menino Amaldiçoado”, “Superação” e “Amor à Primeira Vista”. 

Keveny Luiz Artelino, de 12 anos de idade, participou do projeto e diz que gostou muito da experiência. “Foi ótimo e muito divertido. Pretendo fazer mais filmes quando eu crescer”, diz ele, empolgado com a realização das oficinas. 

Ao longo de 15 dias, sob a orientação do instrutor Bernard Lessa as crianças puderam vivenciar os processos de criação de um filme em formato digital, com interpretação, direção, roteiro e trilha sonora própria.

“Educação e cinema se unem para somar em cidadania e ampliação dos horizontes para alunos e família, aprimorando e muitas vezes apresentando um pouco mais de conhecimento, cultura e fortalecendo laços. É um projeto completo, que com certeza  agrega muito à comunidade ”, comenta Lucia Caus, diretora do IBCA.

Entenda o projeto

O projeto “Vídeo nas Comunidades” busca estimular o interesse pelo cinema através de oficinas de realização em cinema e vídeo, utilizando o audiovisual como instrumento de aprendizagem para crianças e adolescentes de comunidades consideradas de risco social. As aulas com as produções dos curtas, aconteceram entre 4 e 14 de Novembro. 

Durante as oficinas, os alunos são apresentados à todo o processo de produção de um filme: roteiro, fotografia, som, edição, equipamentos e filmagem. Nesta edição, as aulas foram coordenadas pelo fotógrafo e cineasta Bernard Lessa para alunos do 6º ano da Escola Estadual Professor Jones José Nascimento.

O objetivo final da oficina foi realizar filmes em formato digital, inteiramente criado, produzido, interpretado e dirigido pelos alunos, com a direção do instrutor. 

Serviço

Sessão Festivalzinho do projeto Vídeo nas Comunidades

Horário: de 14h às 17h

Local:  EEEFM Jones José Nascimento, em Central Carapina, na Serra 

Galpão Produções

About Galpão Produções